segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

POST NATALÍCIO / PONTO DE SITUAÇÃO

Olá, blogittos! Há muito tempo que não dou o ar da minha graça por aqui, hã?
Pois bem, a Oriflame tem me dado algum trabalho agora que o Natal está a chegar (e bem sabemos como esta época nos deixa um pouco loucos) e por isso é que nem tenho publicado muita coisa sobre esse aspecto como vossa companheira Assessora. Mas! Já que eu e a minha amiga começámos este projecto juntas, gostava de marcar o primeiro momento natalício do blog não com outro post sobre viagens, mas com um post sobre a época que estamos a preparar.

Chegou a época em que tudo parece mais feliz, há luzes por todo o lado, há mais promoções nos produtos também. Chegaram as músicas de Natal que ouvimos todos os anos porque sempre foi assim e os clássicos serão sempre os clássicos. Apesar do ódio inicial de serem sempre as mesmas músicas, cantamos e trauteamos a melodia porque a habituação à melodia ou à letra já está tão entranhada que nem temos outro remédio! É Natal!
É época de decorar tudo e mais alguma coisa. Porta da casa? Grinalda. Janelas? Luzes a gosto, autocolantes, e alguns posters natalícios que tenham sobrado o ano passado. Pode-se também adicionar bonecos de Pai Natal ou personagens da época se o beiral da janela for largo. Armários? Metam correntes de Natal, pendurem objectos referentes à época, não tenham medo! Nas paredes pendurem azevinho, chapéus de Natal, façam uma overdose Natalícia nunca antes vista! Há que aproveitar o que se tem coleccionado ao longo dos anos e bora lá trazer a loucura do Natal a casa! Acabem com o stress do que oferecer ou o que vão receber. Pratiquem o bem-receber e a tolerância entre todos. Pratiquem a partilha de histórias, os doces, as piadas sem sentido, a comida da avó, os ensinamentos do avô, argumentem sobre política com o tio, e aprendam os segredos dos doces com a tia - foquem no que vos une e ignorem o que vos separa. O que vos custa, por umas horas, trazer harmonia e felicidade? Sejam positivos, e se ouvirem algo que não gostam, têm luz verde para comer um bocado de doce por cada parvoeira que ouvem. Dá doçura instantânea e conforto imediato ao cérebro.

  • Não se esqueçam também que é nestas alturas que se torna mais fácil ajudar. Dêem algo à comunidade, ajudem as instituições locais com quem mais se identificam: Canil/Gatil, ou Comunidades que são apoio aos sem-abrigo, ou mesmo instituições de apoio a pessoas vitimadas. Ajudem com o que puderem, e nada mais é necessário. E se conseguirem fazer com que essa ajuda perdure no tempo, mesmo que não seja constante, já estarão a fazer a diferença por muito pouco que seja.

  • Tratem de vocês.
O que é que vão usar na véspera? E no dia de Natal? Ficam por casa? Produzam-se ao máximo na mesma. Gozem com o "Sozinho em Casa", tirem muitas fotos, criem memórias felizes e sejam felizes. Ignorem os outros e o exterior e foquem-se em vocês e nos vossos. Tirem pessoas tóxicas da vossa vida, e deixem o positivismo entrar! Experimentem coisas novas, mostrem coisas que tenham aprendido no decorrer do ano, partilhem e recebam a partilha!

  • Celebrem cada tradição Natalícia enquanto podem. 
O que quer que isso signifique para vocês, numa conjectura actual onde parece que tudo se está a perder, não se percam - encontrem-se entre os vossos entes queridos, com quem vos trata bem. E assim, rodeado de pessoas que vos enchem de alegria, tenho a certeza que terão momentos muito felizes.

  • Também para aqueles que sentem que esta época do ano é complicada, há serviços e linhas de apoio a que podem recorrer se sentirem que é isso que devem fazer. 
Há coisas na vida que só nós podemos resolver e aqui ficam alguns números úteis para quem está em conflito quer seja com os outros, ou consigo mesmo:
Mulheres Vitimas de Violência
800 202 148

SOS - Mulher
239 832 073

SOS - Grávida
213 952 143

SOS - Criança   
217 931 617

Criança Maltratada   
213 433 333

Recados da Criança   
800 206 656

Alcoólicos Anónimos   
217 162 969

Centro SOS - Voz Amiga    
800 202 669

Narcóticos Anónimos   
800 202 013

Linha Vida - SOS Drogas   
1414

Famílias Anónimas   
214 538 709

APAV - Ass. Port. Apoio à Vitima   
218 884 732

Espaço T - Ass. Apoio à Integração   
228 306 651

Linha do Cidadão Idoso   
800 203 531

SOS - SIDA   
800 201 040

Linha SIDA   
800 266 666

Sexualidade em Linha   
800 222 002

Linha SOS - Estudante   
808 200 204

Telefone SOS Palavra Amiga   
232-42 42 82

Telefone SOS Telefone Amigo   
239-72 10 10

Nesta época onde se diz e se divulga tanto a paz entre os homens, espero que encontrem a vossa paz.

Até à próxima - que espero que seja para breve - e Feliz Natal!

Mortis

Sem comentários:

Enviar um comentário